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Instito Mágico da Aprendizagem
  • Intenção de matrícula
  • Estrela
  • Estrela
  • Material pessoal
  • Estrela
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Informativo

Orientações para turma do Infantil I e Infantil II 2018

Em 04/12/2017

ORIENTAÇÕES
PARA TURMA 2018 - INFANTIL I 

 ADAPTAÇÃO: Sabemos que o período de adaptação é uma
época um tanto delicada e angustiante para os pais... Porém gostaríamos de
tranquilizá-los, e assegurar a você de que esta é uma fase passageira.  Cada criança tem o seu próprio tempo de se
familiarizar com a escola, um novo espaço, novas rotinas, estabelecer relações
afetivas com professoras e coleguinhas, e as crianças internalizam estas
mudanças gradativamente, cada uma de acordo com inúmeros fatores e características
peculiares e únicas.

Na
turma do Infantil I, em virtude da idade, desenvolvimento e comportamento a ser
explorados, bem como habilidades e competências cognitivas, educacionais e
sociais, algumas orientações na rotina escolar se fazem necessárias:

Períodos
matrícula
:
07h00min as 13h00min - 13h00min as 19h00min - 
07h00min as 19h00min

Horário
da professora de turma (01 regente)
: 08h00min as 12h00min e das 13h30min às
17h30min

Professoras
auxiliares (02 auxiliares por período)
: 07h00min as 13h00min e das 13h00min as
19h00min

Alimentação: Crianças podem
seguir opção geral do cardápio
elaborado pela nutricionista, porém, também trabalhamos alimentação conforme
necessidades específicas de cada criança/idade, no cardápio também há opção para bebês.

            O
cardápio fica disponível através do site www.escolaima.com.br
e Fanpage Escola IMA.

            Infantil I

Lanche matutino: 09h00min

Almoço: 11h00min

Lanche vespertino: 14h00min

Jantar: 16h00min


  • Nesta turma pode haver crianças com
    horários diferenciados de alimentação em virtude da idade.

Relação de material pessoal:
itens
e materiais solicitados pela professora verificar no site da escola e
selecionar a turma.

Banho: A escola, de acordo
com orientações pediátricas, orienta que os banhos devem ser feitos com a
família. Porém, quando muito calor, podemos dar um banho de mangueira
(autorizado pela família). Caso xixi e coco em excesso, bem como, febre alta,
também podem tomar banho na escola e por isso, a toalha de banho deverá estar
sempre na mochila.

Uniforme: Nesta turma ainda
não é obrigatório, porém, já existe para aquisição caso os pais queiram. LETMAR
(47) 3322. 8033.

Fraldas
e produtos de higiene pessoal - utensílios
: alguns itens (mamadeiras, copo ...) deverão
ficar na escola em conformidade entre a professora e pais dos alunos. Fraldas,
lenço e pomada, por exemplo, devem estar na bolsa da criança, com a quantidade
suficiente para seu período de matrícula. Dos itens que ficam na escola, sempre
que algo precisar ser trocado ou reposto, a professora comunicará com
antecedência pela agenda escolar. A maioria do itens solicitados na relação de
material pessoal são de uso exclusivo da própria criança. Não é permitido
empréstimos. Mamadeiras e copos serão encaminhados para casa toda 6ª feira para
devida higienização ou troca caso se apresente a necessidade. 

KIT SONINHO: 01 travesseiro pequeno e fronha com
nome gravado - 01 cobertor pequeno com nome gravado - 01 lençol com nome gravado
sem elástico. O KIT deverá ter uma embalagem plástica de PVC, com zíper,
para que possa ficar armazenado na escola.
Encaminharemos para higiene,
sempre as 6ª feiras, e os mesmos deverão retornar na 2ª feira. 

Agenda
Escolar
:
Obrigatoriamente assinada todos os dias pela professora e família. Utilizaremos
agenda como grande instrumento de parceria entre a família e a escola, e todas
as anotações pertinentes ao dia da criança na escola estarão registradas na
mesma: sono, alimentação (como comeu), necessidades fisiológicas. Para
quaisquer casos, como por exemplo, ausência de roupa de cama na escola, ou
solicitação da professora acerca de fralda, serão comunicados repassados
através da agenda escolar.

Importante: TODA e QUALQUER
medicação só poderá ser ministrada conforme regulamento escolar e se a criança
tiver o remédio devidamente guardado em sua mochila de aula e orientações
registradas em agenda escolar. Caso a criança chegue apresentando alguma reação
diferente da usual/normal, ou aparência suspeita como no caso, por exemplo, de
conjuntivite roseola, etc... a família deverá primeiramente levar ao médico/pediatra
podendo retornar com a criança ao ambiente escolar apenas com atestado médico. A escola não permitirá crianças no
espaço educativo com a suspeita de qualquer doença infecto contagiosa. 

Aniversariantes do mês - a comemoração será feita no dia em questão e em
sala de aula com a turma específica. As famílias serão responsáveis pelo lanche
(comida e bebida) do dia, em acordo com a matrícula da criança. As
famílias serão direcionadas com aproximadamente 2 semanas de antecedência. Caso
a data do aniversario seja sábado, domingo, feriado, férias ou recesso, a
criança comemorará na escola em datas aproximadas, a serem orientadas pela
secretaria. Lembrancinhas ou presentes ficarão a critério das famílias e a
escola pode se encarregar de colocar nas devidas mochilas. Não haverá
possibilidade de decoração na sala de aula ou participação da família e convidados,
isto é, a comemoração estará restrita aos amigos da turma e docentes
envolvidos. 
Importante: no dia do aniversario de cada
criança, a professora de turma se encarregará de construir um
presente/lembrança para a criança que aniversaria, junto com todo o grupo de
amigos da sala.

Dia do
brinquedo:
é
estipulado sempre sextas-feiras para realização do dia do brinquedo. Lembramos
que deverá ser apenas 01, condizente com
a idade
, não podem trazer: eletrônico, bicicletas, motocas, skates,
espadas, bonecos de lutas. CD ROOM, CD com musicas, DVDs de filme, livros e
jogos são permitidos no dia do brinquedo, porem, devem estar de acordo com a
faixa etária e temas que não gerem a violência/lutas. Durante o período de
adaptação, inicio do ano letivo, denominado plantão, conforme calendário
escolar será permitido o envio de brinquedo todos os dias, assim como filmes
DVDs, etc... Registrar nome da criança.

Kit de
higiene bucal:
as
características dos objetos devem
estar de acordo com as orientações da escola, caso contrario, os pais serão
comunicados para efetuar troca necessária. O KIT permanecerá na mochila para
averiguação diária da família.

KIT
HIGIENE BUCAL:

?        
01
nécessaire                

?        
01 creme
dental SEM flúor

?        
01
escova de dentes básica sem desenhos, sem relevos, sem fissuras (ou dedeira)                                                                              

?        
01
estojo (caixinha de plástico) transparente que armazene toda a escova,
lembrando que a capinha é para toda a
escova
e não só para as
cerdas.

Higiene
da mochila
:
manter um rolo de saquinhos plásticos para armazenar roupa suja e/ou molhada.

Coleta
seletiva:
a
escola trabalha com a coleta seletiva e solicita aos pais que façam a separação
de materiais em casa, juntamente com a criança, e tragam pra escola,
depositando com as crianças, o lixo nos latões específicos. O trabalho de
reciclagem também é realizado internamente na escola através de inúmeras
atividades.

Atividades
integradas:
educação
física para turmas de Infantil I. Período de realização cfe. calendário
escolar.

Atividades
extras:

musicalização de março a novembro. Observar diretrizes da coordenação
pedagógica durante mês de fevereiro. Atividade EXTRA oferecida dentro do espaço
escolar.

Atividades
de horta e biblioteca

terão início em março até novembro de 2018.

Atividades
pedagógicas direcionadas e construção do caderno de atividades:
encaminhado toda 6ª
feira pra casa com relatos registros e fotos das atividades da semana
juntamente com a tarefa escolar. O caderno retorna pra escola até NO MAXIMO 3ª
feira, assim como o livro (salvo as turmas de Infantil I e II que utilizarão o
sistema de empréstimo apenas 1 vez por mês). Inicio do Caderno de Atividades
conforme data prevista em calendário escolar.

Canais de Comunicação com a escola: Site:
www.escolaima.com.br + Fanpage: escola IMA. Serviço de Atendimento (SAC):
sugestões, críticas, esclarecimentos, etc. 
sac.escoalima@terra.com.br
Coordenação pedagógica: assuntos
pertinentes ao pedagógico: coordenacaoima@terra.com.br
Assuntos pedagógicos/assistente da
coordenação
(ENVIO DE TAREFA ESCOLAR): pedagogicoima@terra.com.br Direção: i.m.a@terra.com.br com Michele

Telefones: (47) 3222.3681 e 99932.1688
(whatsapp). Horário de funcionamento da
escola
: 07h00min às 19h00min.

 Pagamento de mensalidade na secretaria da escola: Os
boletos podem ser pagos em banco, casa loteria ou internet.
Para
pagamentos de mensalidade é primordial que as famílias estejam de posse do
boleto e o pagamento poderá ser feito entre 09:00 e 12:00 e das 13:00 e 17:00
horas.

 No horário das 07h00min às
08h00min, das 12h00min às 13h30min e das 17h30min às 19h00min o foco da escola
é o tráfego de famílias e crianças circulando em virtude de chegada ou saída.
Nossa prioridade neste horário é manter a segurança de todos os envolvidos no
espaço escolar.

 Pedimos encarecidamente que ao entrarem e saírem pelo
portão principal da escola, as famílias o mantenham sempre TRAVADO.

 Manter
na mochila da criança várias peças de roupa e calçado para possíveis trocas e
todas com registro do nome.

DE
ACORDO COM ORIENTAÇÕES E DIRETRIZES DA VIGILANCIA EPIDEMIOLOGICA E SANITARIA,
NÃO É POSSIVEL FAZER EMPRÉSTIMO DE ROUPAS, NEM TAMPOUCO DE ITENS DE HIGIENE
PESSOAL.



ORIENTAÇÕES
PARA TURMA 2018 - INFANTIL II 



ADAPTAÇÃO: Sabemos que o
período de adaptação é uma época um tanto delicada e angustiante para os
pais... Porém gostaríamos de tranquilizá-los, e assegurar a você de que esta é
uma fase passageira.  Cada criança tem o
seu próprio tempo de se familiarizar com a escola, um novo espaço, novas
rotinas, estabelecer relações afetivas com professoras e coleguinhas, e as
crianças internalizam estas mudanças gradativamente, cada uma de acordo com
inúmeros fatores e características peculiares e únicas.



Na turma do Infantil II, em virtude da nova
fase, desenvolvimento e comportamento a serem exploradas, habilidades e
competências cognitivas, educacionais e



sociais, algumas mudanças ocorrem na rotina
escolar:



Horários
de matrícula
:
07h00min as 13h00min - 13h00min as 19h00min - 07h00min as 19h00min



Horário
da professora de turma (01 regente)
: 08h00min as 12h00min e das 13h30min às
17h30min



Professoras
auxiliares (02 auxiliares por período)
: 07h00min as 13h00min e das 13h00min às
19h00min



Alimentação: Crianças já seguem
cardápio escolar organizado pela nutricionista da escola. Seguem cardápio opção
geral. Inclusive, também seguindo orientação da nutricionista, não é mais
necessário mandar mamadeira para a escola, pois o cardápio supre todas as
necessidades da criança. O cardápio fica disponível no site da escola www.escolaima.com.br e Fanpage Escola
IMA. Anotações na agenda cfe. a criança tenha se alimentado:
Normal-Bem-Recusou-Repetiu.



Infantil II                                                    



Lanche matutino: 09h00min



Almoço: 11h00min



Lanche vespertino: 14h05min



Jantar: 16h05min



Relação
de material pessoal:
itens
e materiais solicitados pela professora é preciso verificar no site da escola e
selecionar a turma.



Banho: As crianças não
tomam mais banho na escola, somente em casos, autorizados pelos pais como os de
mangueira no verão, ou ainda em casos de febre alta, ou até mesmo coco e xixi
em excesso.  A toalha de banho poderá
ficar SEMPRE dentro da mochila.



Uniforme: Nesta turma ainda
não é obrigatório, porém, já existe para aquisição caso os pais queiram. LETMAR
(47) 3322. 8033.



Fraldas
E produtos de higiene pessoal - utensílios
: Fraldas deverão ficar na mochila,
outros itens na escola em conformidade entre a professora e pais dos alunos.
Sempre que algo precisar ser trocado ou reposto, a professora comunicará com
antecedência pela agenda escolar. No decorrer do ano, conforme o
desenvolvimento de cada criança, maturação e em concordância com os pais,
iremos retirar as fraldas.



KIT SONINHO: 01 travesseiro pequeno e fronha com
nome gravado - 01 cobertor pequeno com nome gravado O KIT deverá ter uma
embalagem plástica de PVC, com zíper, para que possa ficar armazenado na
escola.
Encaminharemos para higiene, sempre as 6ª feiras, e os mesmos
deverão retornar na 2ª feira. 



Atividades
Integradas:
educação
física para turmas de Infantil I, Infantil II, Infantil III, Pré I, Pré II e
Pré III. Período de realização cfe. calendário escolar.



Atividades
extras:

musicalização de março a novembro. Observar diretrizes da coordenação
pedagógica durante mês de fevereiro. Atividade EXTRA oferecida dentro do espaço
escolar.



Atividades
de horta e biblioteca

terão início em março e término em novembro de 2018.



Agenda
Escolar
:
Obrigatoriamente assinada todos os dias pela professora e pais. Utilizaremos
agenda como grande instrumento de parceria entre a família e a escola, e sempre
que algo estiver em desacordo com o normal da criança faremos registro para
pais e em casos específicos, comunicaremos também por telefone. Anotações
referentes ao sono, alimentação (como comeu), necessidades fisiológicas serão
registradas na agenda diariamente. Sempre que houver necessidade de solicitar
algo aos pais ou comunicar a agenda será um instrumento de comunicação
fundamental.



Importante: TODA e QUALQUER
medicação só poderá ser ministrada conforme regulamento escolar e se a criança
tiver o remédio devidamente guardado em sua mochila de aula e orientações
registradas em agenda escolar. Caso a criança chegue apresentando alguma reação
diferente da usual/normal, ou aparência suspeita como no caso, por exemplo, de
conjuntivite roséola, etc... a família deverá primeiramente levar ao
médico/pediatra podendo retornar com a criança ao ambiente escolar apenas com atestado médico. A escola
não permitirá crianças no espaço educativo com a suspeita de qualquer doença
infecto contagiosa. 



Aniversariantes do mês - a comemoração será feita no dia em questão e em
sala de aula com a turma específica. As famílias serão responsáveis pelo lanche
(comida e bebida) do dia, em acordo com a matrícula da criança. As
famílias serão direcionadas com aproximadamente 2 semanas de antecedência. Caso
a data do aniversário seja sábado, domingo, feriado, férias ou recesso, a
criança comemorará na escola em datas aproximadas, a serem orientadas pela
secretaria. Lembrancinhas ou presentes ficarão a critério das famílias e a
escola pode se encarregar de colocar nas devidas mochilas. Não haverá
possibilidade de decoração na sala de aula ou participação da família e
convidados, isto é, a comemoração estará restrita aos amigos da turma e
docentes envolvidos. 
Importante: no dia do aniversário de cada
criança, a professora de turma se encarregará de construir um
presente/lembrança para a criança que aniversaria, junto com todo o grupo de
amigos da sala.



Dia do
brinquedo:
é
estipulado sempre sextas-feiras para realização do dia do brinquedo. Lembramos
que deverá ser apenas 01, condizente com
a idade
, não podem trazer: eletrônico, bicicletas, motocas, skates,
espadas, bonecos de lutas. CD ROOM, CD com músicas, DVDs de filmes, livros e
jogos são permitidos no dia do brinquedo, porém, devem estar de acordo com a
faixa etária e temas que não gerem a violência/lutas. Durante o período de
adaptação, início do ano letivo, denominado plantão, conforme calendário
escolar será permitido o envio de brinquedo todos os dias, assim como filmes
DVDs, etc... Registrar nome da criança.



Kit de
higiene bucal:
as
características dos objetos devem
estar de acordo com as orientações da escola, caso contrário, os pais serão
comunicados para efetuar troca necessária. O KIT permanecerá na mochila para
averiguação diária da família.



                                  KIT HIGIENE BUCAL:



?        
01
nécessaire               



?        
 01 creme dental SEM flúor



?        
01
escova de dentes básica sem desenhos, sem relevos, sem fissuras                                                                             



?        
01
estojo (caixinha de plástico) transparente que armazene toda a escova,
lembrando que a capinha é para toda a
escova
e não só para as
cerdas.



Higiene
da mochila
:
manter um rolo de saquinhos plásticos para armazenar roupa suja e/ou molhada.



Coleta
seletiva:
a
escola trabalha com a coleta seletiva e solicita aos pais que façam a separação
de materiais em casa, juntamente com a criança, e tragam pra escola,
depositando com as crianças, o lixo nos latões específicos. O trabalho de
reciclagem também é realizado internamente na escola através de inúmeras
atividades.



Atividades
pedagógicas direcionadas e construção do caderno de atividades:
encaminhado toda 6ª
feira pra casa com relatos registros e fotos das atividades da semana
juntamente com a tarefa escolar. O caderno retorna pra escola até NO MAXIMO 3ª
feira, assim como o livro (salvo as turmas de Infantil I e II que utilizarão o
sistema de empréstimo apenas 1 vez por mês). Início do Caderno de Atividades
conforme data prevista em calendário escolar.



Canais de Comunicação com a escola: Site:
www.escolaima.com.br + Fanpage: escola IMA. Serviço de Atendimento (SAC):
sugestões, críticas, esclarecimentos, etc. 
sac.escoalima@terra.com.br
Coordenação pedagógica: assuntos
pertinentes ao pedagógico: coordenacaoima@terra.com.br
Assuntos pedagógicos/assistente da
coordenação
(ENVIO DE TAREFA ESCOLAR): pedagogicoima@terra.com.br Direção: i.m.a@terra.com.br com Michele



Telefones: (47) 3222.3681 e 99932.1688
(whatsapp). Horário de funcionamento da
escola
: 07h00min às 19h00min.



 Pagamento de mensalidade na secretaria da escola: Os
boletos podem ser pagos em banco, casa loteria ou internet.
Para
pagamentos de mensalidade é primordial que as famílias estejam de posse do
boleto e o pagamento poderá ser feito entre 09:00 e 12:00 e das 13:00 e 17:00
horas.



 No horário das 07h00min às
08h00min, das 12h00min às 13h30min e das 17h30min às 19h00min o foco da escola
é o tráfego de famílias e crianças circulando em virtude de chegada ou saída.
Nossa prioridade neste horário é manter a segurança de todos os envolvidos no
espaço escolar.



 Pedimos encarecidamente que ao entrarem e saírem pelo
portão principal da escola, as famílias o mantenham sempre TRAVADO.



 Manter
na mochila da criança várias peças de roupa e calçado para possíveis trocas e
todas com registro do nome.



DE
ACORDO COM ORIENTAÇÕES E DIRETRIZES DA VIGILANCIA EPIDEMIOLOGICA E SANITARIA,
NÃO É POSSIVEL FAZER EMPRÉSTIMO DE ROUPAS, NEM TAMPOUCO DE ITENS DE HIGIENE
PESSOAL.



 



 



 



  

Rua Amazonas, 2055 - 89021-001 - Garcia - Blumenau - SC - Como chegar? - Fone: (47) 3222-3681