I.M.A.
sol
Instito Mágico da Aprendizagem
  • Intenção de matrícula
  • Estrela
  • Estrela
  • Material pessoal
  • Estrela
  • Informativo
Informativo

Orientações para turma do Infantil III e Pré I 2018

Em 04/12/2017

ORIENTAÇÕES
PARA TURMA 2018 - INFANTIL III 

 ADAPTAÇÃO: Sabemos que o
período de adaptação é uma época um tanto delicada e angustiante para os
pais... Porém gostaríamos de tranquilizá-los, e assegurar a você de que esta é
uma fase passageira.  Cada criança tem o
seu próprio tempo de se familiarizar com a escola, um novo espaço, novas
rotinas, estabelecer relações afetivas com professoras e coleguinhas, e as
crianças internalizam estas mudanças gradativamente, cada uma de acordo com
inúmeros fatores e características peculiares e únicas.

Na
turma do Infantil III, em virtude da nova fase, desenvolvimento e comportamento
a serem exploradas, habilidades e competências cognitivas, educacionais e
sociais, algumas mudanças ocorrem na rotina escolar:

Horários
de matrícula
:
07h00min as 13h00min - 13h00min as 19h00min - 07h00min as 19h00min

Horário
da professora de turma (01 regente)
: 08h00min as 12h00min e das 13h30min às
17h30min

Professoras
auxiliares (01 por período)
: 07h00min as 13h00min e das 13h00min às 19h00min

Alimentação: Crianças já seguem
cardápio escolar organizado por nutricionista da escola (opção geral). Cardápio
disponível no site da escola www.escolaima.com.br
e Fanpage Escola IMA.

Infantil
III

Lanche matutino: 09h00min

Almoço: 11h15min

Lanche vespertino: 14h30min

Jantar: 16h45min

Relação
de material pessoal:
itens
e materiais solicitados pela professora é preciso verificar no site da escola e
selecionar a turma.

Atividades
Integradas:
as
crianças desta turma tem integrado ao currículo do IMA, aulas de inglês, artes
e educação física (não tem pagamento extra incluso na mensalidade).
Período de realização conforme calendário escolar.

Atividades
externas:
as
crianças desta turma poderão se matricular nas atividades externas oferecidas
(fazemos consulta com pais e início das aulas a partir de março). O IMA tem
auxiliares que acompanham as aulas que são ministradas 1 vez por semana com
transporte realizado por topick escolar. Valores serão discutidos em meados de
fevereiro e repassados aos pais. Cobrança extra mensalidade.

Atividades
de horta e biblioteca

terão início em março até novembro de 2018.

Banho: as crianças não
tomam banho na escola, somente em casos, autorizados pelos pais como os de
mangueira no verão, ou ainda em casos de febre alta. Seria interessante manter
na mochila toalha, sunga ou biquíni.

KIT SONINHO: 01 travesseiro pequeno e fronha com
nome gravado - 01 cobertor pequeno com nome gravado O KIT deverá ter uma
embalagem plástica de PVC, com zíper, para que possa ficar armazenado na
escola.
Encaminharemos para higiene, sempre as 6ª feiras, e os mesmos
deverão retornar na 2ª feira. 

Uniforme: Nesta turma é OBRIGATÓRIO, conforme regulamento o
uso diário do uniforme COMPLETO. LETMAR
(47) 3322. 8033. Manter dentro da mochila roupa extra de UNIFORME!

Higiene
da mochila
:
manter um rolo de saquinhos plásticos para armazenar roupa suja e/ou molhada.

Fraldas: esta turma em sua
maioria não utiliza mais as fraldas, porém, caso inicie o ano e a criança
estiver usando os pais poderão encaminhar pela mochila.

Agenda
Escolar
:
Obrigatoriamente assinada todos os dias pela professora e pais. Utilizaremos
agenda como grande instrumento de parceria entre a família e a escola, e sempre
que algo estiver em desacordo com o normal da criança faremos registro para
pais e em casos específicos, comunicaremos também por telefone.

Nesta turma, as anotações da agenda passam a
ser diferentes das turmas menores. Não será mais descriminado horário de sono,
de alimentação, ou necessidades fisiológicas. Nesta faixa etária, as crianças
já possuem uma rotina, costumes e hábitos bem definidos.  A professora anotará apenas o que estiver em
desacordo com a normalidade da criança ou em casos específicos de enfermidade.

Para
esclarecimentos:
Horário
do sono para quem fica período integral é aprox. Entre 11h40min e
13h00min. Quem fica no per. Matutino não descansa, fica em outro ambiente com
outro professor.

Alimentação anotaremos quando a criança
não comer ou apresentar algo diferente da sua normalidade.

PARA
CONHECIMENTO DA SEMANA DA CRIANÇA, a escola utiliza o caderno de atividades
para repassar informações semanalmente!

Importante: TODA e QUALQUER
medicação só poderá ser ministrada conforme regulamento escolar e se a criança
tiver o remédio devidamente guardado em sua mochila de aula e orientações
registradas em agenda escolar. Caso a criança chegue apresentando alguma reação
diferente da usual/normal, ou aparência suspeita como no caso, por exemplo, de
conjuntivite roséola, etc.. A família deverá primeiramente levar ao
médico/pediatra podendo retornar com a criança ao ambiente escolar apenas com
atestado médico. A escola não permitirá crianças no espaço educativo com a
suspeita de qualquer doença infecto contagiosa. 

Atividades
de horta e biblioteca

terão início em março e término em novembro de 2018.

 Aniversariantes do mês - a comemoração será feita no dia em questão e em
sala de aula com a turma específica. As famílias serão responsáveis pelo lanche
(comida e bebida) do dia, em acordo com a matrícula da criança. As
famílias serão direcionadas com aproximadamente 2 semanas de antecedência. Caso
a data do aniversário seja sábado, domingo, feriado, férias ou recesso, a
criança comemorará na escola em datas aproximadas, a serem orientadas pela
secretaria. Lembrancinhas ou presentes ficarão a critério das famílias e a
escola pode se encarregar de colocar nas devidas mochilas. Não haverá
possibilidade de decoração na sala de aula ou participação da família e
convidados, isto é, a comemoração estará restrita aos amigos da turma e
docentes envolvidos. 
Importante: no dia do aniversário de cada
criança, a professora de turma se encarregará de construir um
presente/lembrança para a criança que aniversaria, junto com todo o grupo de
amigos da sala.

Dia do
brinquedo:
é
estipulado sempre sextas-feiras para realização do dia do brinquedo. Lembramos
que deverá ser apenas 01, condizente com
a idade
, não podem trazer: eletrônico, bicicletas, motocas, skates,
espadas, bonecos de lutas. CD ROOM, CD com músicas, DVDs de filmes, livros e
jogos são permitidos no dia do brinquedo, porém, devem estar de acordo com a
faixa etária e temas que não gerem a violência/lutas. Durante o período de
adaptação, início do ano letivo, denominado plantão, conforme calendário
escolar será permitido o envio de brinquedo todos os dias, assim como filmes
DVDs, etc... Registrar nome da criança.

Kit de
higiene bucal:
as
características dos objetos devem
estar de acordo com as orientações da escola, caso contrário, os pais serão
comunicados para efetuar troca necessária. O KIT permanecerá na mochila para
averiguação diária da família.

                                  KIT HIGIENE BUCAL:

?        
01
nécessaire               

?        
 01 creme dental SEM flúor

?        
01
escova de dentes básica sem desenhos, sem relevos, sem fissuras                                                                             

?        
01
estojo (caixinha de plástico) transparente que armazene toda a escova,
lembrando que a capinha é para toda a
escova
e não só para as
cerdas.

Higiene
da mochila
:
manter um rolo de saquinhos plásticos para armazenar roupa suja e/ou molhada.

Coleta
seletiva:
a
escola trabalha com a coleta seletiva e solicita aos pais que façam a separação
de materiais em casa, juntamente com a criança, e tragam pra escola,
depositando com as crianças, o lixo nos latões específicos. O trabalho de
reciclagem também é realizado internamente na escola através de inúmeras
atividades.

Atividades
pedagógicas direcionadas e construção do caderno de atividades:
encaminhado toda 6ª
feira pra casa com relatos registros e fotos das atividades da semana
juntamente com a tarefa escolar. O caderno retorna pra escola até NO MAXIMO 3ª
feira, assim como o livro (salvo as turmas de Infantil I e II que utilizarão o
sistema de empréstimo apenas 1 vez por mês). Início do Caderno de Atividades
conforme data prevista em calendário escolar.

Canais de Comunicação com a escola: Site:
www.escolaima.com.br + Fanpage: escola IMA. Serviço de Atendimento (SAC):
sugestões, críticas, esclarecimentos, etc. 
sac.escoalima@terra.com.br
Coordenação pedagógica: assuntos
pertinentes ao pedagógico: coordenacaoima@terra.com.br
Assuntos pedagógicos/assistente da
coordenação
(ENVIO DE TAREFA ESCOLAR): pedagogicoima@terra.com.br Direção: i.m.a@terra.com.br com Michele

Telefones: (47) 3222.3681 e 99932.1688
(whatsapp). Horário de funcionamento da
escola
: 07h00min às 19h00min.

 Pagamento de mensalidade na secretaria da escola: Os
boletos podem ser pagos em banco, casa loteria ou internet.
Para
pagamentos de mensalidade é primordial que as famílias estejam de posse do
boleto e o pagamento poderá ser feito entre 09:00 e 12:00 e das 13:00 e 17:00
horas.

 No horário das 07h00min às
08h00min, das 12h00min às 13h30min e das 17h30min às 19h00min o foco da escola
é o tráfego de famílias e crianças circulando em virtude de chegada ou saída.
Nossa prioridade neste horário é manter a segurança de todos os envolvidos no
espaço escolar.

 Pedimos encarecidamente que ao entrarem e saírem pelo
portão principal da escola, as famílias o mantenham sempre TRAVADO.

 Manter
na mochila da criança várias peças de roupa e calçado para possíveis trocas e
todas com registro do nome.

DE
ACORDO COM ORIENTAÇÕES E DIRETRIZES DA VIGILANCIA EPIDEMIOLOGICA E SANITARIA,
NÃO É POSSIVEL FAZER EMPRÉSTIMO DE ROUPAS, NEM TAMPOUCO DE ITENS DE HIGIENE
PESSOAL.



ORIENTAÇÕES
PARA TURMA 2018 - PRÉ I



ADAPTAÇÃO: Sabemos que o
período de adaptação é uma época um tanto delicada e angustiante para os
pais... Porém gostaríamos de tranquilizá-los, e assegurar a você de que esta é
uma fase passageira.  Cada criança tem o seu
próprio tempo de se familiarizar com a escola, um novo espaço, novas rotinas,
estabelecer relações afetivas com professoras e coleguinhas, e as crianças
internalizam estas mudanças gradativamente, cada uma de acordo com inúmeros
fatores e características peculiares e únicas.



            Na
turma do Pré I, em virtude da nova fase, desenvolvimento e comportamento a
serem exploradas, habilidades e competências cognitivas, educacionais e
sociais, algumas mudanças ocorrem na rotina escolar:



Horários
de matrícula
:
07h00min as 13h00min - 13h00min as 19h00min - 07h00min as 19h00min



Horário
da professora de turma (01 regente)
: 08h00min as 12h00min e das 13h30min às
17h30min



Professoras
auxiliares (01 auxiliar por período)
: 07h00min as 13h00min e das 13h00min às
19h00min



Alimentação: Crianças já seguem
cardápio escolar organizado por nutricionista da escola (opção geral). Cardápio
disponível pelo site www.escolaima.com.br
e Fanpage Escola IMA.



Pré I



Lanche matutino: 08h45min



Almoço: 11h15min                                               



Lanche vespertino: 15h00min



Jantar: 16h45min



Relação
de material pessoal:
itens
e materiais solicitados pela professora é preciso verificar no site da escola e
selecionar a turma.



Atividades
Integradas:
as
crianças desta turma tem integrado ao currículo do IMA, aulas de inglês, artes
e educação física (não tem pagamento extra incluso na mensalidade).
Período de realização conforme calendário escolar 2018.



Atividades
externas:
as
crianças desta turma poderão se matricular nas atividades externas oferecidas
(fazemos consulta com pais e início das aulas a partir de março). O IMA tem
auxiliares que acompanham as aulas que são ministradas 1 vez por semana com
transporte realizado por topick escolar. Valores serão discutidos em meados de
fevereiro e repassados aos pais. Cobrança extra mensalidade.



Atividades
de horta e biblioteca:
terão início em março até novembro de 2018.



Banho: as crianças não
tomam banho na escola, somente em casos, autorizados pelos pais como os de
mangueira no verão, ou ainda em casos de febre alta. Seria interessante manter
na mochila, toalha de banho, sunga ou biquíni.



KIT SONINHO: 01 travesseiro pequeno e fronha com
nome gravado - 01 cobertor pequeno com nome gravado O KIT deverá ter uma
embalagem plástica de PVC, com zíper, para que possa ficar armazenado na
escola.
Encaminharemos para higiene, sempre as 6ª feiras, e os mesmos
deverão retornar na 2ª feira. 



Uniforme: Nesta turma é obrigatório, conforme regulamento o
uso diário do UNIFORME COMPLETO. LETMAR
(47) 3322. 8033. Manter dentro da mochila roupa extra de UNIFORME!



Agenda
Escolar
:
Obrigatoriamente assinada todos os dias pela professora e pais. Utilizaremos
agenda como grande instrumento de parceria entre a família e a escola, e sempre
que algo estiver em desacordo com o normal da criança faremos registro para
pais e em casos específicos, comunicaremos também por telefone.



Importante: TODA e QUALQUER
medicação só poderá ser ministrada conforme regulamento escolar e se a criança
tiver o remédio devidamente guardado em sua mochila de aula e orientações
registradas em agenda escolar. Caso a criança chegue apresentando alguma reação
diferente da usual/normal, ou aparência suspeita como no caso, por exemplo, de
conjuntivite roséola, etc... a família deverá primeiramente levar ao
médico/pediatra podendo retornar com a criança ao ambiente escolar apenas com
atestado médico. A escola não permitirá crianças no espaço educativo com a
suspeita de qualquer doença infecto contagiosa. 



Aniversariantes do mês: a comemoração será feita no dia em questão e em sala
de aula com a turma específica. As famílias serão responsáveis pelo lanche
(comida e bebida) do dia, em acordo com a matrícula da criança. As
famílias serão direcionadas com aproximadamente 2 semanas de antecedência. Caso
a data do aniversário seja sábado, domingo, feriado, férias ou recesso, a
criança comemorará na escola em datas aproximadas, a serem orientadas pela
secretaria. Lembrancinhas ou presentes ficarão a critério das famílias e a
escola pode se encarregar de colocar nas devidas mochilas. Não haverá
possibilidade de decoração na sala de aula ou participação da família e
convidados, isto é, a comemoração estará restrita aos amigos da turma e
docentes envolvidos. 
Importante: no dia do aniversário de cada
criança, a professora de turma se encarregará de construir um
presente/lembrança para a criança que aniversaria, junto com todo o grupo de
amigos da sala.



Dia do
brinquedo:
é
estipulado sempre sextas-feiras para realização do dia do brinquedo. Lembramos
que deverá ser apenas 01, condizente com a idade, não podem trazer: eletrônico,
bicicletas, motocas, skates, espadas, bonecos de lutas. CD ROOM, CD com músicas,
DVDs de filmes, livros e jogos são permitidos no dia do brinquedo, porém, devem
estar de acordo com a faixa etária e temas que não gerem a violência/lutas.
Durante o período de adaptação, início do ano letivo, denominado plantão,
conforme calendário escolar será permitido o envio de brinquedo todos os dias,
assim como filmes DVDs, etc... Registrar nome da criança.



Kit de
higiene bucal:
as
características dos objetos devem
estar de acordo com as orientações da escola, caso contrário, os pais serão
comunicados para efetuar troca necessária.



O KIT ficará dentro da mochila e os pais
deverão acompanhar e realizar a higiene e cuidados inerentes a troca ou
reposição dos itens.



                                                   
KIT HIGIENE BUCAL:



?        
01
nécessaire



?        
01 creme
dental SEM flúor



?        
01 escova
de dentes básica sem desenhos, sem relevos, sem Fissuras                                                                            



?        
01
estojo (caixinha de plástico) transparente que armazene toda a escova,
lembrando que a capinha é para toda a
escova
e não só para as
cerdas.



Higiene
da mochila
:
manter um rolo de saquinhos plásticos para armazenar roupa suja e/ou molhada.



Coleta
seletiva:
a
escola trabalha com a coleta seletiva e solicita aos pais que façam a separação
de materiais em casa, juntamente com a criança, e tragam pra escola,
depositando com as crianças, o lixo nos latões específicos. O trabalho de
reciclagem também é realizado internamente na escola através de inúmeras
atividades.



Atividades
pedagógicas direcionadas e construção do caderno de atividades:
encaminhado toda 6ª
feira pra casa com relatos registros e fotos das atividades da semana
juntamente com a tarefa escolar. O caderno retorna pra escola até NO MAXIMO 3ª
feira, assim como o livro (salvo as turmas de Infantil I e II que utilizarão o
sistema de empréstimo apenas 1 vez por mês) Inicio do Caderno de Atividades
conforme data prevista em calendário escolar.



Canais de Comunicação com a escola: Site:
www.escolaima.com.br + Fanpage: escola IMA. Serviço de Atendimento (SAC):
sugestões, críticas, esclarecimentos, etc. 
sac.escoalima@terra.com.br
Coordenação pedagógica: assuntos
pertinentes ao pedagógico: coordenacaoima@terra.com.br
Assuntos pedagógicos/assistente da
coordenação
(ENVIO DE TAREFA ESCOLAR): pedagogicoima@terra.com.br Direção: i.m.a@terra.com.br com Michele



Telefones: (47) 3222.3681 e 99932.1688
(whatsapp). Horário de funcionamento da
escola
: 07h00min às 19h00min.



 Pagamento de mensalidade na secretaria da escola: Os
boletos podem ser pagos em banco, casa loteria ou internet.
Para
pagamentos de mensalidade é primordial que as famílias estejam de posse do
boleto e o pagamento poderá ser feito entre 09:00 e 12:00 e das 13:00 e 17:00
horas.



 No horário das 07h00min às
08h00min, das 12h00min às 13h30min e das 17h30min às 19h00min o foco da escola
é o tráfego de famílias e crianças circulando em virtude de chegada ou saída.
Nossa prioridade neste horário é manter a segurança de todos os envolvidos no
espaço escolar.



 Pedimos encarecidamente que ao entrarem e saírem pelo
portão principal da escola, as famílias o mantenham sempre TRAVADO.



 Manter
na mochila da criança várias peças de roupa e calçado para possíveis trocas e
todas com registro do nome.



DE
ACORDO COM ORIENTAÇÕES E DIRETRIZES DA
VIGILÂNCIA E SANITÁRIA,
NÃO É
POSSÍVEL FAZER EMPRÉSTIMO DE ROUPAS, NEM TAMPOUCO DE ITENS DE HIGIENE
PESSOAL.
 

Rua Amazonas, 2055 - 89021-001 - Garcia - Blumenau - SC - Como chegar? - Fone: (47) 3222-3681