I.M.A.
sol
Instito Mágico da Aprendizagem
  • Intenção de matrícula
  • Estrela
  • Estrela
  • Higiene pessoal
  • Estrela
  • Informativo
Informativo

Projeto Sustentabilidade: Educando Para A Vida! IMA 2016!

Em 07/04/2016

Projeto Ambiental e Projeto Social integrados: SUSTENTABILIDADE: Educando Para A Vida!


Período de realização: ano letivo de 2016


Participantes: Equipe IMA, crianças das turmas de Infantil I a Pré III, familiares e comunidade.


 


O que é sustentabilidade?


Sustentabilidade: é um conceito sistêmico, ou seja, ele correlaciona e integra de forma organizada os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade. Palavra chave é continuidade, como essas vertentes podem se manter em equilibrio ao longo do tempo.


A sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade de o ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. O conceito de sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as questões sociais, energéticas, econômicas e ambientais.


·         Questão social: é preciso respeitar o ser humano, para que este possa respeitar a natureza. E do ponto de vista humano, ele próprio é a parte mais importante do meio ambiente.


·         Questão energética: sem energia a economia não se desenvolve. E se a economia não se desenvolve, as condições de vida das populações se deterioram.


·         Questão ambiental: com o meio ambiente degradado, o ser humano abrevia o seu tempo de vida; a economia não se desenvolve; o futuro fica insustentável.


O princípio da sustentabilidade aplica-se desde um único empreendimento, passando por uma pequena comunidade (a exemplo das ecovilas), até o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que ele seja:


·         Ecologicamente correto;


·         Economicamente viável;


·         Socialmente justo;


·         Culturalmente diverso.


 


Finalidade do projeto:


A principal finalidade e, sem dúvida, a mais importante, é o sentido que pode ser atribuído às aprendizagens.


O projeto pode reunir uma série de condições favoráveis para que a escola assuma sua maior responsabilidade: promover a construção de novos conhecimentos com sentido e profundidade.


Um aspecto muito importante é a escolha do tema. Relacionar conteúdo e conceitos com a pratica social da criança é fundamental e extremamente significativo e suas ações precisam ter uma abordagem democrática.


As crianças são ávidas por conhecimento e o professor pode potencializar esse interesse por tantos assuntos oferecendo boas perguntas e bons cenários de pesquisa. Isso não significa que o professor conduzirá as ações considerando exclusivamente seu ponto de vista. Ao contrário, esse projeto visa dar sentido às aprendizagens e isso ocorre desde o início, com a escuta do que pensam e narram as crianças e a relação que ele estabelece entre essa escuta e os propósitos de aprendizagens escolhidos para cada ação e atividade.


O papel do professor na condução de um projeto é de mediador, um provocador de novos sentidos e curiosidades.


A escola IMA compreende sua importância quanto aos exemplos e atitudes que têm frente ao tema, bem como fundamental papel na construção e internalização destes conceitos e aquisição de uma cultura diferente daquela de outras gerações.


 


Objetivos do projeto:


·         Promover ações para que as crianças, juntamente com as famílias, percebam-se como agentes transformadores do meio em que estão inseridas;


·         Desenvolver a conscientização de todos sobre a importância da participação deste projeto ampliando o conhecimento e promovendo ações com atitudes que possam fazer a diferença para viver a partir dos princípios da sustentabilidade; 


·         Possibilitar maior conhecimento acerca da temática, internalizando conceitos de cooperatividade, corresponsabilidade e respeito a todos os seres;


·         Possibilitar ações e dinâmica de trabalho com aprofundamento do tema abordado, de forma sempre lúdica e relacionada ao seu dia a dia.


 


 


ALGUMAS AÇÕES PERMANENTES REALIZADAS PELA ESCOLA IMA DURANTE TODO O ANO LETIVO:


·         Posto de arrecadação de roupas e calçados, cama mesa e banho, produtos de higiene pessoal e alimentos. Adulto e infantil. Destino: Grupo Caridade Sem Fronteiras.


·         Coleta seletiva.


·         Horta escolar.


·         Posto de arrecadação de lacre/campanha Lacre Solidário.


·         Posto de arrecadação de pilhas e bateria.


·         Gincana.


·         Inclusão.


·         Bolsa de estudo.


·         Alimentação diferenciada: caseira, balanceada e nutritiva.


·         Festas de confraternização.


·         Passeios de estudo.


 


CALENDÁRIO 2016


PROJETO SUSTENTABILIDADE: Educando Para A Vida!


 


Para o ano letivo de 2016, as ações elencadas neste documento, serão realizadas durante um dia inteiro, tanto no período matutino quanto vespertino, isto é, terão um dia destinado exclusivamente para que possamos dar maior ênfase ao tema. Contudo, é importante frisar, que são temas abordados durante todo o ano escolar, através de diferentes ferramentas educacionais, em diferentes áreas de conhecimento, compreendendo que o conhecimento e internalização do conteúdo e conceitos aqui explorados, acontecem gradativamente.


 


De acordo com o conceito de sustentabilidade, todas as ações elencadas neste projeto estão atreladas a rotina escolar, eventos, festas, unidades de estudo, etc. para o Ima é essencial que as crianças possam perceber a correlação entre as coisas e os temas e que, a postura e posicionamento de cada um de nós reflete na nossa vida, no meio que estamos inseridos (entorno) e todo o planeta.


 


Respeito à 3ª idade: atrelada a proposta curricular (unidade de estudo A Família) e pedagógica.


Realizar atividades a fim de desenvolver o respeito e a consciência acerca do idoso, suas necessidades, sua historia e contribuição para a sociedade.


Visita de um avô ou avó em cada turma (um para período matutino e outro para período vespertino) e realização de piquenique.


·         Dia da atividade: 19 de abril


 


Alimentação: atrelada a proposta pedagógica e as necessidades da alimentação saudável para o pleno desenvolvimento do ser humano.


Realizar atividades relacionadas à alimentação saudável e nutritiva. Envolver a horta escolar. Culinária e conversa com a nutricionista da escola. Culinária especial.


·         Dia da atividade: 03 de maio


 


Coleta Seletiva: atrelada a proposta pedagógica e curricular/festa de São João.


Realizar atividades a fim de desenvolver e ampliar o conhecimento acerca da importância da coleta seletiva. 3Rs. Oficinas pedagógicas com reciclado para confeccionar decoração da festa junina.


·         Dia da atividade: 17 de maio


 


Cooperatividade: atrelada a proposta pedagógica e curricular.


Realizaremos atividades com o propósito de integrar as crianças, possibilitando a troca, a disponibilidade ao próximo, desenvolvendo princípios de coletividade. Oficina pedagógica especial.


·         Dia da atividade: 09 de agosto


 


Consumismo Infantil: atrelada a gincana e proposta pedagógica.


Realizar atividades relacionadas ao consumismo, que inclusive está na contramão da sustentabilidade.. Trabalharemos o conceito de doação.


·         Dia da atividade: 06 de setembro


 


Aedes Aegypti :  atrelada a gincana.


Realizar atividades para desenvolver e ampliar conhecimento acerca do mosquito, suas características, sintomas das doenças e principalmente, conscientização dos cuidados para não proliferação do mosquito. Parceria com Vigilância Epidemiológica.   


·         Dia da atividade: 20 de setembro


 


Animais: atrelada a proposta curricular (unidade de estudo Meio Ambiente)  e pedagógica.


Realizar atividades de conscientização e respeito aos animais. Doação de ração para entidades filantrópicas/ONGs. Parceria com Sitio Dona Lucia/Aprablu/Animais para doação.


·         Dia da atividade: 08 de novembro


 


 


Cada turma terá atividades coerentes com a faixa etária. Cada turma encaminhará através do Caderno de Atividades um relato sobre o dia.


Para cada dia haverá uma faixa relembrando o tema a ser explorado na escola!

Rua Amazonas, 2055 - 89021-001 - Garcia - Blumenau - SC - Como chegar? - Fone: (47) 3222-3681